3 Gerações vira sobre Os Malinos e respira na Super Copa Pioneer 2017

Após ser derrotado na estreia pelo Katados, equipe agora só depende de si para chegar na segunda fase. Confronto direto será contra o Unidos do Nizia/Ouro Preto

Por Lucas Ribeiro

No duelo dos desesperados, o 3 Gerações, de virada, conseguiu se manter vivo na Super Copa Pioneer 2017. Já Os Malinos, com a segunda derrota em duas partidas, está eliminado da competição. Com a vitória do 3 Gerações, o grupo G, da Arena Santa Amélia, ficou embolado. O Katados, que venceu o Unidos do Nizia/Ouro Preto lidera com 06 pontos e está classificado. Unidos do Nizia/Ouro Preto e 3 Gerações estão empatados com 03 pontos, mas a equipe do Iporanga leva vantagem no saldo de gols (e a vantagem do empate no duelo da terceira rodada). Os Malinos, com zero pontos, está eliminado.

Foto: Lucas Ribeiro/FCS

O jogo

A partida era a primeira com um ar totalmente decisivo na Super Copa Pioneer 2017. As duas equipes vinham de derrota na estreia e, em caso de derrota, uma equipe daria adeus à competição. Com a “água batendo na bunda”, a situação incômoda das equipes contribuiu para uma boa partida. Aberta, cada palmo do campo disputado intensamente e cheia de alternativas,quem estava no Santa Amélia, se surpreendeu com o futebol apresentado.

A primeira oportunidade de gol criada, balançou as redes. Aos oito minutos, Bruxo, goleiro do Os Malinos quebrou a bola, Ney disputou no alto com a zagueiro, mas nenhum dos dois alcançaram a bola. Na recuperação, Ney foi mais rápido que o zagueiro e chegou primeiro na bola. Beto, goleiro do 3 Gerações, saiu desesperado do gol, mas não foi suficiente. Beto deu um tapa por cobertura e abriu o placar. 1 a 0.

O gol não assustou o 3 Gerações, que ergueu a cabeça e foi ao campo de ataque. O empate só não saiu aos 11 min, por causa de um milagre (ou magia?) do goleiro Bruxo. Diego cobrou escanteio, ela ficou viva dentro da área e se ofereceu para Gilson, na linha da pequena área, bater de pé esquerdo. Mas Bruxo, no reflexo, caiu e fez grande defesa, mantendo a vantagem d’Os Malinos no placar.

Com a vantagem no placar, Os Malinos começaram a trocar mais passes, procurando segurar a posse de bola. Até então eliminado da Super Copa Pioneer, o 3 Gerações tentava acelerar a partida, mas afobada, a equipe acabava por não conseguir organizar as jogadas ofensivas.

Aos 21, quase o empate. Em falta cobrada da lateral direita, ela quicou no gramado, passou por todo mundo e saiu raspando o poste direito de Bruxo.

A resposta veio na mesma moeda aos 23. Danilo tabelou com Flavinho e ficou livre, dentro da grande área. Ele inverteu a bola para Ney, que dominou, limpou o zagueiro e bateu de perna esquerda, mas a bola saiu tirando tinta da trave direita de Beto.

Aos 29 minutos, Bruxo operou outro milagre. Didi levantou a bola na área, Negretti ganhou no alto e testou firme, no canto esquerdo. Mas Bruxo caiu e conseguiu fazer ótima defesa. No rebote, Diego chegou finalizando, mas o goleirão conseguiu se recuperar e abafou a batida, jogando a bola para escanteio e mantendo a vantagem d’Os Malinos, que conseguiu se segurar até o fim do primeiro tempo.

Vira vira na Arena Santa Amélia

Quem esperava um 3 Gerações mais avançado, pressionando Os Malinos e buscando o empate no começo da segunda etapa, se assustou. Com a vantagem no placar, Os Malinos voltaram mais tranquilos e organizados para o segundo tempo. 3 Gerações não se encontrava na partida e eliminação parecia questão de tempo.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Os Malinos quase ampliaram. Ney (sempre ele), com liberdade, recebeu na intermediária e bateu para o gol. Beto caiu no canto direito e segurou firme, fazendo boa defesa.

Ney estava impossível. De longe o melhor em campo, ele recebeu uma bola junto a linha de fundo, aos 14 minutos. Balançou pra lá e pra cá e deixou Gilson na saudade. Invadiu a área e rolou para trás.  Thiago, que acabara de entrar, pegou por baixo da bola e mandou longe do gol, perdendo ótima chance de ampliar o marcador.

Foto: Lucas Ribeiro/FCS

E quem não faz…?

Aos 16 minutos, Gilvan recebeu dentro da área pelo lado esquerdo. Ajeitou para o pé direito e soltou a bomba. O tiro saiu rasteiro rente à trave, vencendo o goleiro Bruxo. Era o empate. 1 a 1.

O gol fez bem ao 3 Gerações, que conseguiu equilibrar a partida. Agora já sem a tranquilidade de estar a frente do placar, Os Malinos começaram a errar coisas que não erravam até então. Até o goleiro Bruxo, que fazia ótima partida até então, errou.

Aos 25 minutos, Gilvan invadiu a área e foi derrubado por Bruxo. Pênalti e cartão amarelo para o arqueiro. Gilvan bateu rasteiro, no canto direito, mas Bruxo, de forma sensacional, caiu no canto direito, deu um tapa na bola e evitou a virada. No rebote, Gilvan ainda tentou finalizar, mas Bruxo abafou o atacante, para delírio da torcida.

O que estava bom (ainda mais depois do pênalti defendido), quase ficou melhor. Aos 29 minutos, Negretti (esse d’Os Malinos) recebeu na intermediária, cortou para o pé esquerdo e bateu para o gol. A bola saiu rente ao poste esquerdo de Beto, que nem se mexeu.

Mas a bola pune.

Aos 31, a bola foi lançada na direita para Vinicius. O camisa 7 dominou e viu Josinaldo entrando livre pelo meio. Ele apenas rolou e deixou  o camisa 13 na boa, para apenas tocar na saída de Bruxo e virar a partida.

Com a situação invertida, foi a vez do desespero bater na porta d’Os Malinos, que se lançaram completamente ao ataque, mas sem muita efetividade.

Somente um lance, um único lance levou perigo para a meta de Beto, e foi também a última da partida, aos 35 minutos.

Elison recebeu na intermediária e bateu de fora da área. Ela saiu muito perto do travessão. Quase saiu o empate, quase Os Malinos conseguiram se salvar na Super Copa Pioneer 2017. QUASE.

O árbitro apitou o final da partida, para alegria do 3 Gerações, que se manteve vivo e depende apenas de si para se classificar para a próxima fase. Já o Os Malinos cumprem tabela diante do Katados, em jogo que pode garantir a liderança do grupo para a equipe do Iporanga.

Ficha Técnica
3 Gerações 2×1 Os Malinos
Data: 05/02/2017
Local: Arena Santa Amélia

3 Gerações: 1 – Beto, 2 – Diego (16- Cristian), 4 – Neguinho, 3 – Gilson e 14 – Dente; 8 – Cabelo, 6 – Elson, 10 – Didi (7 – Vinicius) e 17 – Negretti (13 – Josinaldo); 15 – Kiko (19 – Matheus) e 9 – Gilvan. Téc: Leo.

Os Malinos: 1 – Bruxo, 14 – Lucas, 3 – Liverton, 4 – Pezão e 18 – Flavinho (17 – Diego); 8 – Negretti, 5  Brunão, 11 – Zoio (20 – Thiago) e 10 – Beiço (19 – Alex); 7 – Danilo e 9 – Ney (15 – Elison). Téc: Guga.

Cartões Amarelos: Didi (3 Gerações) / Bruxo (Os Malinos)

Árbitro: Fábio Florindo
Assistente 1: Bruno Mascarenhas
Assistente 2: Carlos Eduardo

Voltar ao Topo