Por Diego Luiz
A Final da primeira Copa Garanhão está logo ali, e quem não quer estar lá? Com esse pensamento, Katados enfrentou a equipe do Santa Clara, no CDC Cleuza Bueno. Em jogo com pouquíssimas oportunidades, as equipes passaram boa parte do jogo se estudando e tentando jogar no erro do adversário.
A primeira chegada do Katados aconteceu aos três minutos, quando Gilmar fez boa cobrança de falta e Binho desviou, mas Ruy fez defesa tranquila, sem problemas.

Muito bem armado, o Katados jogou o primeiro tempo com uma linha de quatro defensores e um jogador mais avançado, este tinha a função de acompanhar sempre o camisa nove adversário. Vendo isso, Carlinhos, técnico do Santa Clara, chamou seus dois laterais para conversar, pediu para usar mais as laterais. Mas de nada adiantou, pois o sistema a marcação do Katados conseguiu neutralizar o ataque adversário, mas abriu mão de atacar também, por conta disso, o primeiro tempo acabou sem nenhuma chance real de gol.
O segundo tempo tinha tudo para ser igual ao primeiro, mas a equipe do Katados mudou a forma de jogar, deixando grandes espaços, mas também com mais poder ofensivo. Esse poder ofensivo apareceu logo aos cinco minutos, quando Neguinho avançou pela lateral direita, em velocidade, passando com facilidade pela marcação. Invadiu a área, mas sem ângulo, bateu sem força, para defesa fácil de Ruy.
Mas os 26 minutos, a mudança na forma de jogar foi presenteada. Binho cobrou escanteio pra dentro da área, Batata cabeceou para o chão, o goleiro só observou ela bater na trave e morrer no fundo da rede, para a felicidade do banco e comissão técnica, que invadiram o campo para comemorar o gol que dava a classificação.
Desesperado, o Santa Clara foi pro tudo ou nada. Mas quem chegou mais próximo ao gol foi a equipe do Iporanga. Em contra-ataque rápido de Batata tocou para Hackson, que puxou para a direita e bateu cruzado, o goleiro pulou aliviado quando viu ela raspar a trave e foi pra fora.

O Santa Clara ainda teve a melhor chance da partida aos 44 minutos (o jogo ficou bastante tempo paralisado), quando Gui cobrou falta pra dentro da área, mas Sirulli pulou e fez boa defesa, mas deu rebote. Cabelo vinha em velocidade para tentar aproveitar a chance, mas Maykon conseguiu chegar primeiro e dar um chutão para cima.
No último lance, já aos 47, Gui (novamente) cobrou falta pra área, Ramires cabeceou forte, mas a bola saiu por cima. Assim que a bola cruzou a linha de fundo, o juiz apitou o final da partida, para comemoração de torcedores, equipe técnica e jogadores.
FICHA TÉCNICA:
Katados 1 x 0 Santa Clara
Data: 17/07/2016
Local: CDC Cleusa Bueno
Katados: 01- Sirulli, 02- Neguinho, 03- Maykon, 04- Marcos, 06- Gilmar, 15- Micha, 05- Felipe (20- Emerson), 07- Binho, 10- Hackson, 19- Jefferson, 11- Robson (18- Batata). Técnico: Leco e Gê.
Santa Clara: 01- Ruy, 22- Beto (02- Douglas), 06- Fernando (16 Anderson), 03- Rafa, 18- Michel, 19- Ramires, 05- Gabi (13- Wagner), 17- Rogerinho (11 Emerson), 20- Gui, 07- Paulinho, 09- Cabelo. Técnico: Carlinho.
Cartões Amarelos: Hackson, Marcos, Binho e Jefferson (Katatos) / Anderson, Fernando, Michel e Ramires.
Árbitro: Tiago da Silva
Auxiliar 1: Júnior Barbosa
Auxiliar 2: Edvaldo Costa