E se o campeonato estava super equilibrado, com resultados apertados, a zebra decidiu passear pelo Doroteia…
Por Lucas Ribeiro
O Ajax, da Vila Rica, tido por muitos (inclusive por este que vos escreve) como favorito ao título, está eliminado da Super Copa Pioneer na segunda rodada. O Lobão ainda cumpre tabela na terceira rodada, mas já não tem chances de classificação. O time tem o segundo pior saldo de gols da competição, com quatro gols sofridos e é o pior ataque: não balançou as redes até agora.
Quando Filhos da Terra e Ajax da Vila Rica entraram em campo no CDC Doroteia, todos esperavam um jogo não muito complicado, com o time da Vila Rica tomando o controle do jogo e pressionando o Filhos da Terra. Mas quando a bola rolou, se viu exatamente o oposto. O Filhos da Terra tinha o controle da partida, empurrava o Ajax para o seu campo de defesa e rondava constantemente o gol de Guilherme.

Filhos da Terra pressiona e abre o placar
O Filhos da Terra começou o jogo indo para cima do Ajax. Com apenas três minutos de partida, Lucas tocou para Di, que recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. Guilherme, com a ponta dos dedos, evitou o primeiro gol do Filhos da Terra.
Passado a pressão inicial, o Ajax encaixou melhor a marcação e passou a não sofrer muito com as investidas do Filhos da Terra, em compensação, o ataque não funcionava e o Lobão no oferecia perigo ao gol de Tonhão.
Se o Filhos da Terra conseguia colocar a bola no chão e trocar passes no campo de ataque, o gol saiu em uma jogada completamente diferente.
Aos 11 minutos, a zaga deu um bicão para frente, que se tornou um passe. Vitinho escorou e a bola sobrou limpa para Tinho, fuzilar Guilherme de pé direito, sem chances para o goleirão, e abrir o placar. Filhos da Terra 1 a 0.
O gol não mudou o panorama do jogo. O Ajax até tentava adiantar o time, mas nada funcionava do meio para frente. O Lobão terminou o primeiro tempo sem dar nenhum chute perigoso a meta de Tonhão.
O Filhos da Terra, por sua vez, só criou mais uma oportunidade após o primeiro gol. Foi aos 23 minutos, quando Tinho recebeu na intermediária e viu Vitinho se infiltrando pelo meio da zaga do Ajax. Ele ganhou na corrida, invadiu a área, mas bateu em cima de Guilherme, que fez uma defesa tranquila.
Filhos da Terra amplia e elimina o Ajax
O segundo tempo começou e parecia uma continuação do primeiro. O Filhos da Terra mais organizado e melhor postado em campo, e o Ajax com muitas dificuldades para jogar.
Isso se refletiu no primeiro lance do segundo tempo, aos três minutos. Di cobrou falta da intermediária, do lado esquerdo. A zaga afastou mal e a sobrou para Tinho, livre dentro da grande área, bater de perna direita, sem chances para o goleiro. 2 a 0.
O resultado eliminava o Lobão da competição, que foi a luta. Na primeira oportunidade de gol do time da zona leste, a resposta foi letal.
Com cinco minutos jogados, o Ajax teve uma falta para cobrar pelo lado direito do ataque. Nininho alçou na área e Éder ganhou no alto e testou firme. A bola explodiu no travessão, e no rebote, a zaga tirou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga afastou o perigo e o Filhos da Terra encaixou um contra-ataque. Eram 4 contra 1.
Jorge lançou Tinho na direita, que apenas rolou no meio para Di, completamente sozinho na marca do pênalti, tocar na saída de Guilherme e correr para o abraço. 3 a 0 para o Filhos da Terra.

Não tendo outra alternativa, o Ajax se lançou inteiro ao ataque. Com uma bela vantagem, o Filhos da Terra recuou o time e deu todo o campo para o Ajax jogar.
O Lobão quase conseguiu descontar aos 11 minutos. Falta cobrada da esquerda para a grande área, Nininho subiu na segunda trave e escorou para o meio. Rdorigo ganhou pelo alto e testou firme, mas Tonhão, de mão trocada, fez uma linda defesa, espalmando para escanteio, evitando o primeiro gol do Ajax.
Até o final da partida, o Ajax tentou o primeiro gol, mas não conseguiu furar a defesa do Filhos da Terra. Quando o árbitro apitou o final da partida, o Filhos da Terra comemorou bastante o resultado, já que venceu de forma convincente, um dos candidatos ao título.
Para o Ajax, resta se planejar para o restante do ano.
Ficha Técnica
Filhos da Terra 3×0 Ajax da Vila Rica
Local: CDC Doroteia
Data: 14/01/2016
Filhos da Terra: 1- Tonhão, 2- Buiu (18- Wellington), 16- Dudu (3- Wladmir), 13- Véio e 6- Laércio; 20- Lucas (5- Eduardo), 19- Antônio Carlos, 8- Di e 10- Jorge (9- Marcos); 7- Tinho (21- Wallace) e 15 Vitinho. Téc: Clébinho.
Ajax: 1- Guilherme, 3- Rodrigo (16- Antônio), 2- Éder, 26- Fred e 6- Paulinho; 4- Vinicius (22- Thiago), 5- Guilherme (19- Bacari), 10- Jackson e 8- Pocotó; 7- Maraca e 18- Douglas (13- Nininho). Téc: Garotinho.
Cartões Amarelos: Rodrigo e Nininho (Ajax) / Buiu, Laércio e Vitinho (Filhos da Terra).
Árbitro: Cristiano Gigante
Assistente 1: Émerson Duarte
Assistente 2: Adílson Silva