Por André Martinelli
Filhos da Terra/Parque novo Santo Amaro e Manchester/Guacuri ficam no empate sem gols na primeira rodada da Super Copa Pioneer. Essa foi a primeira partida da competição em que nenhuma das equipes conseguiram marcar um gol.
O jogo
Apesar do zero a zero, a partida foi bem movimentada. Na primeira etapa, apesar da superioridade do Manchester, a primeira oportunidade foi do Filhos da Terra. Aos 7 minutos, Alécio cobrou escanteio da esquerda e Bergue subiu sozinho na área, cabeceando perto da trave direita do goleiro Diego.
Dois minutos depois, foi a vez do Manchester chegar com perigo. Após troca de passes, Thiaguinho recebeu na entrada da área e deu um tapa na bola para Queijinho invadir a área e bater rasteiro. No pé da trave direita, o goleiro Tonho fez a defesa.

Aos 11 minutos, o time do Parque Novo Santo Amaro teve ótima chance de abrir o placar em um contra-ataque puxado por Alécio. Ele tocou para Tonho, camisa 9, que invadiu a área e e bateu cruzado, para boa defesa do goleiro.
Três minutos mais tarde, o Filhos da Terra acertou uma bola no travessão. Em cobrança de falta de Jorge da intermediária, o goleiro deu um leve tapa na bola e ela explodiu no travessão.
A partir de então, o time da casa passou a ficar mais com a posse de bola, e todas as jogadas ofensivas passavam pelos pés de Queijinho.
Pressionando, o Manchester quase marcou um golaço aos 20 minutos. Em jogada pela esquerda, a bola sobrou com Clébinho. Ele bateu cruzado no ângulo do goleiro, que foi buscar e fez uma belíssima defesa.
Na última jogada de perigo do primeiro tempo, Guma bateu falta de longe pelo lado esquerdo do campo e a bola triscou a trave direita, passando perto do ângulo.
Filhos da Terra volta melhor e não consegue marcar
Na parte final do jogo, o Manchester quase abriu o placar em mais um chute de longa distância. Clébinho recebeu na intermediária e bateu no meio do gol. Tonho deu um toque na bola e ela saiu por cima.
O time de Santo Amaro se encontrou no jogo e passou a dar trabalho ao seu adversário. Aos 14 minutos, Cândido recebeu dentro da área e bateu no gol, a bola desviou na cabeça do defensor e saiu.
Com 23 minutos, Tinho pegou de primeira da entrada da área e a bola passou raspando a trave direita.

Melhor no jogo, o Filhos da Terra chegou novamente quatro minutos depois. Em cobrança de escanteio da direita , Bergue ajeitou de cabeça para o meio eMarcelo bateu por cima da meta.
Em uma das raras chegadas do Manchester, Márcio cobrou falta da direita, Kléber desviou de cabeça e a bola saiu pela direita. Sem conseguir passar pelos goleiros, os dois times ficaram no empate sem gols.
Ficha Técnica:
Manchester 0x0 Filhos da Terra
Local: CDC Doroteia
Data: 24/01/2016
Manchester: 1- Diego, 2- Dam (18- Willian), 3- Ivan, 4- Guma, 6- Márcio, 5- Cris (20- Evandro), 7- Jecinho, 8- Jererê, 9- Thiaguinho (15- Isaias), 10- Queijinho (13- Bismark), 15- Clébinho (16- Kléber). Treinador: Derli/Giba.
Filhos da Terra: 12- Tonho, 2- Pê (22- Vitor), 3- Bergue, 4- Vladmir, 6- Alécio, 5- Eduardo (13- Marcelo), 7- Sé, 8- Tinho,10- Jorge (18- Gustavo), 9- Tonho, 11- Everton (21- Cândido). Treinador: Jhony.
Cartões Amarelos: Cris (Manchester)
Árbitro: Willians Costa
Assistente 1: Henrique Isidoro
Assistente 2: Miguel Ângelo
Mesária: Dayane Tavares