Grêmio vence Dragões e se sagra campeão da Copa Paraisópolis

A bola rolou neste domingo, 29 de novembro, para a final da 32ª Copa Paraisópolis. Diante de um público razoável devido à chuva, quem compareceu à Arena Paraisópolis viu um grande jogo, digno de uma final. De um lado o Grêmio (Paraisópolis), do outro o Dragões (Jd. Educandário). Com o placar de 3×1 para o time da casa, que foi melhor durante grande parte da partida. O Grêmio ainda viu seu camisa 9, Tiago, marcar seu quarto gol e ser o artilheiro da competição.

Por Caíque Silva

Diante de um campo extremamente molhado pela grande chuva que caiu sobre a cidade neste domingo, era esperado um jogo amarrado, com muitos chutões e pouca bola no chão, mas ao apito inicial do árbitro todos foram surpreendidos com um grande espetáculo.

O Dragões começou melhor na partida, chegando mais ao ataque, mas nas duas primeiras chances o assistente ergueu a bandeira, sinalizando impedimento. Aos 5 minutos surgiu o primeiro lance de perigo da partida, a favor do Grêmio. Em cobrança de Rud rasteira para a entrada da área, Paraibinha de frente para o gol chutou para cima.

O jogo perdeu a intensidade do início, mas logo aos 8 minutos o goleiro Artur colocou emoção novamente à partida. O arqueiro do Dragões saiu jogando errado após chutão para o ataque, a bola caiu nos pés de Paraibinha, que de primeira chutou de cobertura. Golaço na Arena!

Mesmo após a abertura do placar, o Grêmio continuou marcando avançado, mas cometendo algumas faltas desnecessárias. Aos 11 minutos, em falta cobrada por Carlos, a bola sobrou para Bruno, que quase marcou um belíssimo gol. Após os primeiros 15 minutos e atrás no placar, o Dragões avançou sua linha defensiva e obrigou o Grêmio a jogar no contra-ataque, sempre com muita velocidade.

Foto 3
Foto: Caíque Silva/FCS

Aos 18 minutos, o camisa 10 do Dragões, Bruno, fez linda jogada individual pela esquerda, sofreu falta, continuou o lance, mas em seguida levou nova pancada e foi para o chão. Imediatamente o árbitro Alecsandro advertiu os dois jogadores do Grêmio, Amaral e Vanilo, que cometeram faltas duras em sequência.

A zaga do Grêmio se postava muito bem, principalmente o camisa 4 Vinicius, que aos 22 minutos se antecipou ao zagueiro e achou um passe lindo entre a zaga do Dragões, mas o goleiro Artur saiu bem do gol e fez a defesa parcial, sobrando no rebote para Tiago, que adiantou demais a bola ao driblar o goleiro e perdeu chance clara de ampliar.

Aos 25 minutos, Vinicius, que até então era destaque defensivo da partida, errou em saída de bola, deixando o atacante Fabiano cara a cara com Bê, que se agigantou e salvou o que seria o gol de empate do Dragões. E quem não faz…

Aos 30 minutos, após falta do Dragões alçada na área, a zaga do Grêmio deu chutão pra frente na intenção de afastar o perigo. Mal sabia o zagueirão que iria contar com a ajuda do defensor do Dragões, que cortou errado de cabeça nos pés de Tiago, atacante do Grêmio, que só teve o trabalho de tocar para Guilherme sair frente a frente com o goleiro e ampliar. Grêmio 2×0.

Os primeiros 35’ já se encaminhavam para o fim, quando o Dragões resolveu novamente botar fogo no jogo. Após falha de Rud, que com uma bicicleta para afastar sem sucesso, a bola sobrou para Su, que tentou driblar o zagueiro na grande área e foi interceptado. Na sobra, Fabiano estufou a rede em chute forte de canhota, se redimindo do gol perdido cara a cara. O Grêmio evitando uma possível blitz pelo gol de empate, resolveu voltar a trabalhar a bola e atacar no fim do primeiro tempo, mas ninguém criou chances até o apito do árbitro.

Foto 2
Foto: Caíque Silva/FCS

Segundo tempo

No primeiro lance da segunda etapa, o banho de água fria na mexida do Dragões. Após cruzamento da direita, Guilherme ajeitou de peito para o lado, para a chegada de Tiago, que tocou na saída do goleiro. Tiago fez seu 4º gol no campeonato, se sagrando artilheiro da competição.

O Dragões aparentemente sentiu o terceiro gol sofrido e passou a errar diversos passes e finalizar sem perigo algum para o goleiro adversário. O Grêmio não abria mão do ataque e marcava forte a saída de bola do Dragões com seus 3 homens de frente.

Aos 11’, Moroto dominou bola cruzada rasteira que passou na frente de toda extensão da área do Dragões, teve tempo de ajeitar o corpo e finalizou rente a trave. Quase o jogo virou goleada. O desenho tático do segundo tempo a partir dos 15 minutos, era o Grêmio armado para matar o jogo no contra-ataque, enquanto o Dragões abusava das bolas aéreas em lances de bola parada.

Aos 20 minutos, Moroto sofreu falta na frente da área, quase convertida pelo camisa 7, Vitinho, que chutou raspando o travessão. A zaga do Grêmio estava bem postada e o meio ficava com todos os rebotes. A partir dos 25’, o Grêmio recuou, deixando o meio povoado pelo Dragões. Apenas Vitinho e Tiago no ataque, com a chegada de Moroto nos contra-ataques isolados.

Aos 29’, Amaral recebeu o segundo amarelo após carrinho no adversário. Grêmio com 10. O Dragões bem que tentou, mas parou na eficiência e consistência defensiva do Grêmio, além do goleiro Bê. Fim de jogo. Grêmio campeão da 32ª Copa Paraisópolis, para a festa da torcida que compareceu em bom número.

Foto 1
Parabéns, Grêmio! Campeão da 32ª Copa Palmeirinha Paraisópolis! Foto: Caíque Silva/FCS

Ficha Técnica: Grêmio 3×1 Dragões

 Local: Arena Paraisópolis

Grêmio (Paraisópolis): 1 – Bê, 2 – Amaral, 3 – Julio, 4 – Vinicius, 5 – Rud, 6 – Maraca, 8 – Vanilo, 20 – Moroto, 15 – Guilherme (7 – Vitinho), 9 – Tiago (18 – Luiz Fernando), 11 – Paraibinha (10 – Rafinha). Treinador: Eduardo Assistente: Marlos

Dragões (Jd. Educandário): 1 – Artur, 17 – Ezequiel (21 – Jé), 2 – Carlos (14 – David), 4 – Alex, 3 – Gago, 11 – Thiaguinho (20 – Vitor), 5 – Renato (13 – Wesley Fernandes), 8 – Marcio, 10 – Bruno, 7 – Su (18 – Wesley), 9 – Fabiano. Treinador: Willian.

Cartões Amarelos: Vanilo, Amaral e Tiago (Grêmio); Renato, Thiaguinho e Marcio (Dragões)

Cartão Vermelho: Amaral (Grêmio)

Árbitro: Alecsandro Isching. Assistente 1: Valter dos Santos. Assistente 2: Benê Santana. Quarto árbitro: Willians Rocha. Mesária: Dayane Tavares

Voltar ao Topo