Por Caio Henrique
Partida foi realizada no campo Alvorada, Artur Alvim. Equipe organizadora do campeonato venceu e segue firme na disputa
O clima era agradável, ambas as equipes com confiança e respeito. O Glória, por ser o atual vice campeão da competição e o Negritude, por toda sua tradição e pela excelente campanha feita na copa Bifarma. Com todos esses detalhes que apimentaram ainda mais, o jogo foi assim…
O JOGO
Atuando dentro de casa, o Negritude precisava se impor em busca do gol. A marcação pressão, velocidade nos contra ataques e precisão nos passes eram claramente visto por todos que acompanhavam o jogo. Porém, as oportunidades de gol não estavam acontecendo, faltava o toque final. O Glória, por sua vez, tentava igualar, mas era facilmente dominado.
Se com a bola no chão o gol não saiu, na bola parada ele veio. Aos 13 minutos, Portuga cobrou falta da esquerda, a bola foi no segundo pau e William, com inteligência, cabeceou para o meio da área. Diego veio de trás e só escorou, também com a cabeça, para dentro do gol. Com o placar aberto, a tranquilidade veio e os meninos do Negritude começaram a dar um verdadeiro show de futebol.

Embora fosse evidente a superioridade dos donos da casa, as oportunidades claras só aconteciam em lances de cruzamento. O que mostrou eficiência em um tipo de jogada e uma deficiência em outra. Aos 24 minutos, Portuga cobrou escanteio da esquerda, o goleiro Felipe saiu bem e tirou com um tapa, mas a bola caiu no pé de Preguiça, que chutou de primeira e o arqueiro do Glória salvou com uma linda defesa, mostrando reflexo puro.
PLACAR AMPLIADO E RECLAMAÇÃO NO INTERVALO
A pressão continuou. Fufi era o único que tentava algo diferente para o Glória, mas estava bem marcado. Com 32 jogados, Portuga bateu escanteio e a zaga tirou, voltando a bola para o camisa 10, que chuveirou novamente, Peu cabeceou forte, mas Felipe operou um milagre, salvando novamente seu time. Ainda no final, Sapinho, que já havia tomado cartão amarelo, fez falta feia em Quiosque e levou o segundo amarelo, consequentemente o vermelho, e com um jogador a mais o Negritude chegou ao seu segundo gol.
Aos 33, Loga cobrou lateral direto para área, a zaga escorou tentando tirar, porém a bola sobrou no pé de Preguiça, que finalizou de primeira, estufando as redes e ampliando o placar. Dois minutos após o segundo gol, o árbitro encerrou a primeira etapa. No intervalo houve uma forte reclamação dos jogadores e da comissão técnica do Glória Paulista. As argumentações eram de que ambos os gols sofridos foram irregulares, mas a situação foi bem conduzida e a etapa final começou.
Segundo Tempo
A segunda parte do jogo começou com o Glória, sem nada a perder, partindo para cima. Mesmo com um jogador a menos, a equipe do Aricanduva tentava chegar. Mas um balde de água fria praticamente acabou com suas esperanças.
Com apenas 4 minutos, Loga, em cobrança de falta na direita, fez um golaço. O lateral direito bateu de três dedos por fora da barreira e a bola morreu no cantinho direito de Felipe. Com o jogo definido, bastou ao time do Artur Alvim segurar o jogo e manter o placar. As únicas oportunidades criadas pelo Glória foram aos 12 e aos 20 minutos, ambas em cruzamento da direita em que Amauri cabeceou, mas Gago pegou sem dificuldades.

No final do jogo, uma grande emoção. Faltando apenas cinco minutos para o término do confronto, Fufi, na esquerda do ataque, driblou para o meio e sofreu pênalti. Ricardo cobrou, mas Gago defendeu, dando rebote que Nem pegou e concluiu em gol. Mesmo com o tento de honra, a partida terminou mesmo em 3×1 para o Negritude.
A partida serviu para consolidar a equipe que leva o nome da competição como umas das grandes surpresas da várzea. Além disso, veio a classificação para próxima etapa. O ainda vice campão Glória Paulista foi desclassificado, mas saiu de cabeça erguida, sabendo que perdeu para uma das grandes equipes da várzea de São Paulo.
Ficha Técnica
Negritude 3 x Glória Paulista
Local: Alvorada, Artur Alvim, São Paulo
Negritude/Artur Alvim: 1- Gago, 3- Ricardo, 4- William (16- Renato), 5- Peu, 6- Quiosque (18- Buia), 2- Loga, 7- Preguiça (22- Dadinho), 8- Helton, 9- Henrique, 10- Portuga (17-Will), 11- Diego (14- Natan)
Glória Paulista/Aricanduva: 1-Felipe, 23- Oruti (18- Ricardo), 20- Bahia, 3- Buiu, 6- Marquinho (17- Gilberto), 5- Joackson (21- Nem), 8- Jegue, 10- Fufi, 7- Luizinho (19- Amauri), 11- Fabio (22- Renato), 9- Sapinho
Cartões amarelos: William, Quiosque, Helton, Henrique e Buia (Negritude)/ Luizinho, Sapinho (Dois amarelos e um vermelho) e Fufi (Glória Paulista).
Árbitro: Rodrigo Salvador
Assistente 1: Naldo Pereira
Assistente 2: Bruna Sales