Por Leandro Olovics
No último domingo, dia 18 de outubro, aconteceu no CDC Vila Anhanguera, zona sul de São Paulo, partida válida pelas quartas de final da Copa Capela do Socorro. O Pioneer da Vila Guacuri mediu forças com o Juventude do Icaraí, e foi um jogão de bola, com direito a golaço.
O começo do certame foi bem equilibrado entre as duas equipes. O Pioneer dominava mais a partida, procurando prender a bola no campo de ataque. Mas o Juventude também dava seus perigosos botes para cima do adversário. Os dois escretes mantinham uma boa postura, executando uma marcação cerrada, pressionando, sem dar espaço para muita criação de jogadas.

No meio do primeiro tempo, Pioneer e Juventude tinham grandes dificuldades para finalizar corretamente. O time da Vila Guacuri chegava mais ao gol, mas “Os onze do Icaraí” também ofereciam muito perigo. Porém, a maior chance de gol só veio aos 23’, e foi com o Pioneer. Confusão na área do Juventude, Rodrigo e Carlos tentaram finalizar, e foram travados pela defesa. Seis minutos depois, a resposta fulminante.
Aos 29’, bola no fundo da rede do goleiro Daniel. Cobrança de escanteio aberta; Paulinho cabeceou para o alto e Gugu, também de cabeça, mandou para o gol. Placar aberto na Arena Anhanguera! Pioneer 0x1 Juventude, e time branco vai para o intervalo com a vitória parcial.
O segundo tempo sempre chega. E com ele, a virada do Pioneer
O jogo ficou bem mais movimentado, pois o Pioneer queria o empate, e o Juventude esperava uma oportunidade no contra-ataque para ampliar a vantagem conquistada nos primeiros 35 minutos. Os ânimos ficam um pouco alterados, e o jogo começa a ter aquela característica de várzea que conquista qualquer um. Aquele toque de futebol jogado nas periferias da América do Sul.
Aos 14 minutos, cobrança de escanteio do Pioneer. Bruno cabeceou, e o goleiro Negão pegou a bola pelo rabo. Defesaça do camisa 1 do Juventude, à queima-roupa! Logo depois da pressão, o empate. A zaga juventina tentou mandar a bola para longe com um chute rasteiro; péssima ideia. Carlos, camisa 2 do Pioneer, pegou de primeira. A redonda bateu com força no travessão antes de morrer dentro do gol. “Uma tijolada”, como disseram os presentes. Paulada!

Com 24 rodados, enfim, a virada. Para fazer explodir a torcida que veio prestigiar. Márcio, que entrou no segundo tempo e encarnou o Roberto Carlos, bateu falta deslocando a bola véia da barreira, que só parou na rede. A virada do time da Guacuri. Depois do gol, o Pioneer se defendeu segurando o resultado, e o Juventude ia para cima tentando o empate, que não veio. Fim de jogo, e Pioneer nas semifinais da Copa Capela do Socorro.
Novidade tecnológica nos campos de várzea
O Pioneer Footbal Club, que na semana passada realizou o congresso técnico da Copa que vai acontecer em comemoração aos seus 35 anos (Super Copa Pioneer), nesse domingo apareceu na vanguarda outra vez. Um drone será utilizado pela comissão técnica em todos os jogos.

Segundo Marquinhos, diretor do time, o pessoal do Pioneer se sente bem em poder incentivar inovações. Ele espera que outras equipes também façam o mesmo, pois a várzea só tem a ganhar com isso. “Serve para enriquecer os eventos, e também para analisar nosso esquema tático. Tanto para o nosso próprio marketing, como para a equipe. Vamos pegar as imagens, sentar com o professor, e ver o que pode ser melhorado”.
Ficha técnica – Pioneer 2×1 Juventude
Local: CDC Vila Anhanguera, Santo Amaro, São Paulo
Pioneer (Vila Guacuri)
12 – Daniel, 2 – Carlos, 3 – Jeremias, 6 – Gilmar, 7 – Jailton (20 – Guilherme), 8 – Ivan, 10 – Renato (14 – Ronaldo), 11 – Rodrigo (19 – Bruno), 13 – Bruno (18 – Márcio), 21 – João Roberto, 15 – Rafael França.
Técnico: Juninho. Assistente: Régis.
Juventude (Icaraí)
1 – Negão, 2 – Alan, 3 – Sarrá, , 5 – Jorge, 6 – Leonardo, 7 – Robinho, 8 – Boca (14 – Weverton), 9 – Paulinho, 10 – Murilo, 11 – Gugu, 12 – Patrick (4 – Rafael), 16 – Rafael, 21 – Jayson
Técnico: Daniel. Assistente: Mineiro.
Árbitro: Dida. Assistente 1: Marcão. Assistente 2: Brito. Mesário: Tadeu/Paulão do Nizia.