O futebol de várzea está oficialmente liberado!

O futebol de várzea está oficialmente liberado!

Por Lucas Ribeiro

A sexta-feira 13, mundialmente conhecido por ser um dia macabro, foi um dia libertador para a várzea da cidade de São Paulo. Foi publicado no Diário Oficial o decreto que libera os esportes coletivos nos CDCs (Clube da Comunidade). Lembrando que os CDCs já haviam sido liberados anteriormente.

Com isso, começa a surgir várias dúvidas… Este final de semana já pode jogar? Qual o protocolo? Poderá ter a presença de torcida? Poderá usar o vestiário antes e depois da partida?

Por isso, entramos em contato com a Secretaria de Esportes (SEME), que nos informou que os esportes amadores deverão seguir a Portaria 1041, de 02 de outubro de 2020. É aquela portaria que regulamentou o retorno do setor de cultura (cinemas, convenções, etc). Quem quiser ler o documento na íntegra, só clicar aqui.

Então vamos responder a algumas perguntas, mas lembrando que NADA É OFICIAL, pois nem a SEME conseguiu nos esclarecer como funcionará o futebol de várzea daqui pra frente.

Sim, poderão jogar a partir desta sexta-feira, pois o decreto entra em vigor assim que publicado. A portaria 1042 libera evento para até 600 pessoas, desde que respeitado o distanciamento social e o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), ou seja, entendemos que poderemos ter torcida, desde que todos usem máscara e não se aglomerem. Já a questão do vestiário é uma incógnita. Se no futebol profissional não poderia usar o vestiário após as partidas, entendemos que o futebol de várzea também não poderá, lembrando que nada disso é oficial, pois ninguém divulgou um protocolo.

Sabemos que a Covisa aprovou um protocolo elaborado pelo grupo “O Organizador”, mas alguns detalhes que estão sendo acertados impede a divulgação do mesmo. Assim que possível, traremos com todos os detalhes para vocês.

Os CDCs deverão ser higienizados diariamente e não poderá ter bebedores ou torneiras compartilhadas. E o bar? O bar aparentemente poderá funcionar normalmente, mas a área de alimentação tem os protocolos próprios.

Decreto publicado hoje no Diário Oficial

Ou seja, o futebol de várzea está liberado, na véspera das eleições municipais 2020, mas ninguém sabe como será. Ninguém também sabe se este decreto continuará valendo após as eleições. Ninguém sabe o protocolo que deverá ser seguido. Em tempos de pandemia do Covid-19, a bola veia está liberada para rolar pelos campos da cidade.

Voltar ao Topo