google.com, pub-3723287605272792, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Raio-X do final de semana: saiba do que a sua equipe precise para se classificar na SCP 2018

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmailby feather

Por Lucas Ribeiro

E finalmente março está acabando e, junto com ele, está chegando ao final a primeira fase da Super Copa Pioneer 2018. Remodelada (já que é a primeira edição com 80 equipes, divididas em grupos de cinco times), ela traz uma emoção diferente nesta reta final de primeira fase. Várias equipes podem terminar esta fase empatadas em números de pontos e muitos estão se perguntando: “quais são os critérios de desempate?”

É por isso que o FCS vem para ajudar a esclarecer a situação de cada partida para este final de semana da SCP 2018. Então vamos aos critérios de desempate e também como funciona o chaveamento para a próxima fase:

Agora que temos os critérios listados, vamos aos jogos e a situação de cada equipe neste final de semana. Vamos começar pela Sede Dorotéia.

Grupo A

Inajar de Souza x Peixe

O Índio da zona norte tem uma missão quase impossível. Além de precisar vencer o (já eliminado) Peixe, precisa torcer por uma vitória do (também eliminado), IV Centenário diante do Palmeirinha. Além dessa combinação, precisa descontar uma diferença de 7 gols. Aí olhando a classificação vocês irão se perguntar: “Mas são apenas 6 gols de diferença?!”. Exatamente, se o Inajar vencer por 3 a 0 e o Palmeirinha perder pelo mesmo placar, eles vão empatar no saldo de gols. Aí entra o critério de confronto direto, que é favorável ao time do Paraisópolis.

Palmeirinha x IV Centenário

Como aquele ditado no futebol: “Só um dilúvio para não classificar”. De fato, é bem difícil a equipe do Paraisópolis não conseguir a classificação. Além de pegar uma equipe eliminada, joga pelo empate e pode perder por uma diferença que combinada com o jogo do Inajar não dê mais do que 6.

Grupo B

Unidos do Maria Estela x CDC Nhocuné

Tratado como grupo da morte antes da competição, o grupo B foi resolvido antes da última rodada. Tanto que o jogo entre Levanta Poeira x Nove de Julho nem vai acontecer. O duelo entre Unidos x Nhocuné só serve para decidir quem irá ficar com a liderança do grupo. Com nove pontos, o Pau no Gato lidera. A outra vaga do grupo é do CDC Nhocuné, que alcança a liderança com uma vitória. Já eliminado, o Unidos apenas cumpre tabela.

Grupo E

Comercial x Vila Remo

O grupo E vai pegar FOGO. Com uma partida cancelada (Barcelona x Unidos da 12), o grupo conta com um confronto direto pela segunda vaga (o Favela/Guacuri que estava quase eliminado ao final da segunda rodada, conseguiu duas vitórias e carimbou o seu passaporte para a segunda fase). O Galo de Pirituba joga pelo empate. Uma vitória simples classifica o Vila Remo. Em caso de vitória do Comercial, o Galo termina a primeira fase na liderança. Se o Remo vencer por dois gol ou mais de diferença, termina a primeira fase em primeiro lugar do grupo.

Grupo F

Calculadoras na mão, pois o grupo F está mais embolado do que pisca-pisca de natal do ano passado. A Seleção Missionária está classificada e com a liderança garantida. Sedex, Renascente, Santa Lúcia e Vic Vic brigam pela segunda vaga do grupo.

Renascente x Vic Vic

Somente a vitória interessa para o Renascente, que não depende de si para se classificar. Além de vencer, precisa torcer por um empate entre Sedex x Santa Lúcia. Se o Sedex vencer o Santa Lúcia, o Renascente precisa torcer para que seja um resultado igual ou menor que conseguir contra o Vic Vic, já que as duas equipes tem saldo de gols iguais (-2), mas o Renascente leva vantagem sobre o Sedex no confronto direto.

Já o Vic Vic também precisa ganhar, mas não depende apenas de si. Se a equipe da Vila Prudente vencer e o Santa Lúcia também, o Vic Vic tem que torcer para que a equipe da casa não tire a vantagem de dois gols de saldo. Em caso de empate, o Vic Vic também pode se classificar, desde que haja um empate entre Santa Lúcia e Sedex.

Sedex x Santa Lúcia

A situação do Sedex é exatamente igual a do Renascente. A diferença é que ele joga depois, então vai saber o que precisa para classificar, ou já pode entrar eliminado, em caso de vitória do Vic Vic. A equipe da Cidade Tiradentes torce por um empate no outro jogo da chave, ou precisa vencer por uma diferença maior que uma suposta vitória do Renascente.

Já a equipe do Santa Lúcia só a vitória interessa. Em caso de empate no outro jogo da chave, uma vitória simples basta. Esse cenário se repete em caso de vitória do Renascente. Se o Vic Vic vencer o seu jogo, precisa tirar a diferença de dois gols. Vale lembrar que Santa Lúcia e Vic Vic empataram no confronto entre eles, então se empatar em saldo de gols, o próximo critério será Gols Pró, onde a equipe da Vila Prudente tem vantagem.

SEDE SANTA AMÉLIA

Já no outro campo da Super Copa Pioneer 2018, o bicho também pega. Vamos aos panoramas de cada grupo.

Grupo A

Colorado x Itapeva

Esse confronto interessa apenas ao Itapeva, que ainda briga pela segunda vaga do grupo. O Napoli está classificado para a segunda fase com nove pontos. O Itapeva precisa vencer o Colorado e torcer para uma vitória da Raposa diante do Intermenck. Além disso, o Itapeva precisa tirar uma vantagem de 4 gols. Se por algum acaso as duas partidas terminarem 2 a 0, Itapeva e Intermenck vão empatar em vitórias, saldo de gols, confronto direto, gols pró e gols contra. A vaga seria decidida no menor número de cartões vermelhos.

Napoli x Intermenck

O Napoli entra em campo para defender a liderança do grupo. Um empate garante a liderança para a Raposa e também classifica o Intermenck. Já a equipe de Osasco pode até perder o jogo e classificar. Para isto, precisa que o Itapeva não vença o Colorado por mais de dois gols de diferença. Aí até com uma derrota simples, estaria garantido na próxima fase da SCP 2018.

Grupo B

Sky Loco x IDM

Esse grupo já está definido. IDM e Moleque Travesso estão classificados. O IDM joga para decidir se passa em primeiro ou em segundo. Um empate já é o suficiente para a equipe de Osasco. O Sky Loco entra em campo buscando a sua primeira vitória na história da SCP. Em duas participações, a equipe do Guacuri tem quatro empates e duas derrotas.

Grupo E

Único grupo da Copa em que os 5 times chegam com chances de classificação na última rodada. Ninguém está classificado. Time da casa, o Santa Amélia já fez as suas quatro partida e só fica secando de fora para conseguir se classificar para a segunda fase.

América do Sul x Dragões Bandeirantes

No grupo mais complicado de fazer contas, o América se garante com uma vitória. Em caso de empate, as duas equipes estão eliminadas. Se o Dragões vencer o jogo, precisa tirar uma diferença de quatro gols de saldo. Mas irão se perguntar: “Mas ele tem apenas três gols de diferença no saldo”. Isto está correto, mas se ele tirar apenas a diferença de três gols, aí ele empataria com o Santa Amélia e perderia no critério de confronto direto. Em caso de derrota do Palmeirinha, tirar a diferença de três gols pode servir, já que eles empataram, o Dragões ultrapassaria a equipe verde no critério de gols pró.

Santa Amélia torce por um empate nesta partida, que classifica a equipe da casa. Em caso de vitória do América, o Santa Amélia estará eliminado. Em caso do Dragões vencer e passar no saldo de gols, a equipe da casa também estará eliminada.

Palmeirinha x R-4

Única equipe que tem a vantagem do empate na rodada final é o Palmeirinha. Se perder, a equipe de SBC está fora. Já o R-4 precisa vencer, qualquer outro resultado não interessa.

Grupo F

O grupo F conta com duas equipes brigando pela última vaga: União Amália e Turma do Baffô. O MEC já está classificado, enquanto Centenário e GR Esperança estão eliminados.

União Amália x MEC

Um empate basta para a equipe da Vila Prudente. Uma derrota também pode servir, desde que o Baffô não vença o Centenário. Em caso de vitória, o Amália rouba a liderança do grupo.

 

Turma do Baffô x Centenário

A equipe do Jardim Clímax joga primeiro e precisa de uma vitória simples. Se conseguir, terá que torcer para o MEC vencer o União Amália. Qualquer outro resultado elimina o vice-campeão da Copa Kaiser em 2011 e 2012.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmailby feather