Equipe alvinegra faz valer o mando de casa, vence adversário complicado e estreia bem na Copa Leões 2017
Por Lucas Ribeiro
Era uma partida que prometia. Vice campeão em 2015, o Jardim das Palmas contava com a volta da cria da casa: Fafy. Embalado pela boa estreia na Copa da Paz, seguido da boa campanha na Super Copa Pioneer 2017, além dos títulos da Copa do Busão e Copa Capela do Socorro, o Brasília aparecia com o favoritismo, mesmo jogando na casa do adversário.
Mas o que parecia ser uma ótima partida, começou desequilibrado. O Brasília entrou em campo com 10 jogadores, sendo um deles torcedor do time. Por outro lado, quase faltou camisa para todos os jogadores do Palmas.

O jogo
O Brasília entrou recuado, colocando Paulinho como atacante e o restante do time marcando, todos atrás da linha da bola. Com superioridade numérica, o Palmas teve total posse de bola no começo da partida, jogando com praticamente todos os jogadores no campo de ataque, procurando uma brecha na defesa do Brasília.
O gol não demorou para sair. Logo aos seis minutos, Isaac tocou para Vinicius, que dominou, invadiu a área e bateu cruzado, vencendo o goleiro Hugo. 1 a 0.
O que parecia se encaminhar para uma vitória tranquila do Palmas, não se concretizou. Lento na transição defesa/ataque e trocando poucos passes verticais, o Palmas se tornou uma presa fácil para a marcação do Brasília.
O restante do primeiro tempo se arrastou morno, sem nenhum lance de perigo até os 34 minutos.
Faltando uma volta do ponteiro para terminar o tempo regulamentar da primeira etapa, o Palmas teve a chance de ampliar. Fafy foi lançado em profundidade e bateu de esquerda, mas Hugo, bem posicionado, fez boa defesa.
Aos 35, o Brasília ficou completo. Max entrou para completar o time e Willian substituiu o torcedor Paulinho. A dupla precisou de dois minutos para mostrar o cartão de visitas.
Aos 37, Willian tocou para Max, que escorou e deixou Lipe na cara do goleiro. Ele encheu o pé, mas a bola subiu e explodiu no travessão.
Em busca do empate, o Brasília ainda assustou no primeiro tempo. Com 38 jogados, Vitinho foi lançado em contra-ataque rápido. Ele ganhou da zaga e bateu cruzado. Com a ponta dos dedos, Pastor colocou a bola para escanteio, fazendo ótima defesa, evitando o empate.
Cléber isola e Palmas se segura
Toda a expectativa de um grande jogo se confirmou nos minutos finais da primeira etapa, deixando um ar de excitação para a segunda etapa.

Se o primeiro terminou quente, o começo do segundo tempo passou do ponto. JK e Bebeto se estranharam no meio de campo. Acusação de cotovelada de um lado, soco de outro e o árbitro resolveu colocar os dois para fora.
Precisando do resultado, o Brasília partiu para o campo de ataque e inverteu o quadro do primeiro tempo: tinha mais posse de bola, empurrou o Palmas para o campo de defesa e ficou procurando espaços para buscar o empate.
A primeira chance veio aos 15 minutos. Max fez boa jogada pela esquerda e inverteu para Cléber (que entrara no intervalo). O lateral direito dominou e bateu de fora da área, a bola saiu à direita do gol.
Aos 29, uma bola lançada na meia lua do Palmas e Willian dominou a bola já tirando da marcação e bateu rasteiro. Pastor caiu e segurou firme, mantendo a vantagem para o time do Campo Limpo.
De tanto martelar, o Brasília conseguiu a sua melhor oportunidade aos 33. Willian foi lançado no costado da zaga e foi derrubado pelo goleiro. Pênalti. Pastor foi advertido com o cartão amarelo, o seu segundo na partida, já que tinha sido advertido minutos antes por reclamação. Mesmo assim não foi expulso pelo árbitro, que fez lambança e deixou o arqueiro em campo.
Na cobrança, Cléber pegou embaixo da bola, isolou e jogou fora a chance do empate do Brasília.
Nos acréscimos da segunda etapa o Palmas voltou a assustar a meta de Hugo. Aos 36, Fafy recebeu e arriscou de fora da área, Hugo espalmou e colocou para escanteio.
Dois minutos depois, no último lance da partida, Issac rolou dentro da área para Pi, que bateu cruzado. Fafy se jogou na bola, mas ela passou na boca do gol e se perdeu pela linha de fundo.
Ficha Técnica
Jardim das Palmas 1×0 Brasília
Local: CDC Cleuza Bueno
Data: 21/05/2017
Jardim das Palmas: 1 – Pastor, 2 – Vinicius, 17 – Douglas, 4 – Rodrigo e 22 – Alécio; 5 – Maurício, 11 – Antônio (15 – Pi), 7 – Isaac (13 – Guilherme) e 10 – Formiga; 19 – JK e 20 – Fafy. Téc: Joe.
Brasília: 18 – Hugo, 20 – Will (23 – Cléber), 6 – Chulé, 4 – Rodrigo e 7 – Bebeto; 8 – Aurélio, 17 – Braz, 11 – Vitinho, 09 – Lipe; 16 – Paulinho (10 – Willian) e 22 – Max. Téc: Júnior.
Cartões Amarelos: Chulé, Lipe, Will e Vitinho (Brasília) / Pi, Antonio e Pastor (Palmas)
Vermelho: Bebeto (Brasília) / JK (Palmas)
Árbitro: Aleksandro Ischingi
Assistente 1: Lucas Lopes
Assistente 2: Tatiana Oliveira