Equipe do Heliópolis vai a quatro pontos e joga por um empate na última rodada para ficar com uma vaga na segunda fase
Por Lucas Ribeiro
Pela segunda rodada do grupo C, Ratatá e Independente se enfrentaram no CDC Décio da Silva, lutando para sobreviverem na competição. O time do Heliópolis vinha de um empate com o Milianos na estreia, enquanto o Independente havia sido derrotado pelo Pioneer.

O jogo
O jogo começou com a equipe do Ratatá dominando o jogo, controlando bem a partida no meio campo. O Independente, por sua vez, estava bastante cauteloso, estudando a equipe do Heliópolis, para evitar alguma surpresa logo no início da partida.
A primeira chegada do Ratatá aconteceu aos 11 minutos. Diego (que viria a ser o craque da partida), recebeu com liberdade e arriscou da intermediária. A bola saiu à esquerda do gol, com perigo, assustando o goleiro Aquiles.
O Ratatá seguiu melhor na partida, mas após os 23 minutos de jogo, o Independente enfim conseguiu colocar a bola no chão e passou a articular melhor as jogadas ofensivas, embora ainda não oferecesse muito perigo ao gol de Du.
Mas a melhora do Independente foi castigada por Aquiles. Aos 27 minutos, o Ratatá tinha uma falta de muito longe para cobrar. Nilton não quis saber de distância e soltou a bomba de trivela. A bola passou pelo lado de dentro da barreira e fez uma curva. Aquiles foi para rebater a bola, mas foi mal na bola. Ele ainda conseguiu desviar, a bola explodiu no travessão e sobrou para Diego, livre, encher o pé direito e abrir o placar.
O Ratatá continuou controlando a partida, enquanto o Independente tentava reagir, para se manter vivo na Copa Bifarma 2016.
Antes de acabar o primeiro tempo, aos 38 minutos, o Ratatá ainda teve mais uma oportunidade de ampliar o placar. Zé cobrou falta da intermediária por cima da barreira, com endereço certo, mas Aquiles fez boa defesa, se recuperando (ou não?!) da falha no primeiro gol.
Ratatá amplia e garante o resultado
Logo no começo da segunda etapa o Ratatá conseguiu ampliar o placar. Aos sete minutos, Diego cobrou falta da esquerda, jogando dentro da área. Aquiles saiu inteiro na bola, mas ela parecia estar quente e o arqueiro do Independente soltou nos pés de Nilton, que apenas empurrou para o gol vazio.
O segundo gol do Ratatá puxou o freio de mão da partida. A equipe do Heliópolis começou a administrar o resultado, enquanto o Independente não conseguia ameaçar o gol adversário.
Somente aos 21 minutos, tivemos outro lance de perigo. Diego recebeu na intermediária e arriscou. A bola saiu raspando o travessão de Aquiles.

Aos 30, o Ratatá teve uma grande chance de ampliar. Paulinho foi lançado na esquerda, cortou para o meio e bateu. A bola saiu à direita de Aquiles, com muito perigo.
O Independente conseguiu ensaiar uma pressão no final da partida. Aos 32 minutos, Aislan recebeu na esquerda e arriscou. O chute não saiu com muita força, facilitando a vida do goleiro Du.
No minuto seguinte, um chutão da zaga do Independente complicou a vida de Juninho, zagueiro do Ratatá, que foi tentar fazer o corte e jogou a bola no peito de Aislan, que avançou, ficou na cara do goleiro Du, mas chutou para fora, na melhor chance da equipe no jogo.
Com este resultado, o Ratatá lidera o grupo C, com quatro pontos e vantagem no saldo de gols. O Milianos também tem quatro pontos. O Pioneer tem três, enquanto o Independente, eliminado, não tem nenhum. Na última rodada, o Pioneer enfrenta o Ratatá, e o Milianos pega o Independente.
Ficha Técnica
Ratatá 2×0 Independente
Local: CDC Décio da Silva
Ratatá: 1- Du, 2 – Kanu, 13 – Juninho, 4 – Nilton e 6- Fernando; 5 – Telesp, 7 – Jé, 8 – Zé (18 – Hélio) e 9 – Dante (16 – Glaucio); 10 – Diego e 11 – Paulinho (20 – Nelinho). Téc: Maurício.
Independente: 12 – Aquiles, 4 – Juninho (22 – Willians), 15 – Branco, 3 – Liliu (9 – Thalles) e 2 – Bruninho; 8 – Wagner (7 – Jade), 14 – Lelinho, 5 – Magrão e 17 – Aislan; 10 – Thiaguinho e 11 – Ninho (18 – Givaldo). Téc: Thiago.
Cartões amarelos: Juninho (Ratatá) / Willians, Thiaguinho, Magrão e Branco (Independente)
Árbitro: Marcos Miguel
Assistente 1: Valter Santos
Assistente 2: Luiz Alberto